Notícias

Voltar

71ª Edição

As lições de comunicação de Chacrinha continuam atuais

 

Nesta semana, Aberlado Barbosa, o Chacrinha, completaria 100 anos. Um dos maiores comunicadores populares de todos os tempos, deixou lições de comunicação que continuam atuais.

Dono da frase “quem não se comunica, se trumbica”, demonstrava as principais características de um grande storyteller.

Três características são comuns nos maiores storytellers da história: paixão, sorriso e conversa. Quer aprender com eles?

 

#1 Paixão  

Energia, entusiasmo e ânimo é o que “segura” a atenção do seu interlocutor ou da sua plateia.

Não permita ser filmado ou não suba no palco se você não conseguir demonstrar paixão pela estória que vai contar. Seus interlocutores irão perceber.

 

#2 Sorrisos

Sorrisos são raros nos vídeos corporativos e comuns entre personalidades. Por quê?

Lembre-se que saber contar uma estória é algo que envolve emoção e sorrir é a expressão de uma grande reação emocional.

Se você estiver genuinamente envolvido na estória que irá contar, seu sorriso será natural. Caso contrário, soará “fake” e ninguém vai acreditar.

 

#3 Conversa

Seja natural.

Use linguagem simples e que lhe aproxime do seu público.

Use vídeos de 1 a 2 minutos de jeito amigável, como conversa entre amigos.

Use imagens em sua estória. Reais ou por analogias. Tente fazer de seu evento uma experiência que possa ser relembrada pela memória visual. O abacaxi e as fantasias de Chacrinha até hoje estão vivos em nossa memória.

 

A morte do reitor de Santa Catarina traz novamente a discussão sobre reputações destruídas no Brasil

O triste caso do suicídio do reitor da UFSC, Luiz Carlos Cancellier, desperta a discussão sobre os graves problemas que o Brasil vive de ataques a reputações. Já escrevemos nesta coluna, (veja aqui) que se o Brasil fosse um hospital, ele seria um hospital de reputações. Diariamente, reputações são abaladas “por ouvir dizer”, fake news e informações mal checadas, que são massivamente propagadas e destroem trajetórias e nomes em questões de segundos.

O episódio de abalo reputacional remete ao mais emblemático exemplo de erro da imprensa, o caso da Escola Base, no qual os envolvidos foram considerados inocentes quando suas imagens já haviam sido destruídas.

O reitor estava afastado da instituição por determinação judicial. Investigado na Operação Ouvidos Moucos, que apura irregularidades em cursos de Educação à Distância (EAD), ele foi preso junto com outras seis pessoas, e liberado no dia seguinte. Cancellier alegou que não interferiu em investigações da corregedoria, e considerou traumática a sua prisão e afastamento da reitoria.

Em bilhete divulgado por uma irmã, e confirmado pela polícia, ele disse: “minha morte foi decretada quando fui banido da universidade”.

[+] Leia mais aqui

Instagram está livre para invadir seu Facebook

O Instagram Stories irá invadir seu Facebook em breve! Após alguns testes feitos em Portugal no mês passado, o portal “TechCrunch” anunciou que agora será possível compartilhar vídeos e imagens feitas pelo Instagram Stories diretamente no seu Facebook Stories. Será semelhante ao botão de atalho de compartilhar uma imagem do Instagram em seu Facebook, só que na vertente das mídias temporárias. Já que Mark Zuckerberg detém o poder dessas poderosas mídias sociais, era esperado que elas conversassem também por meio da ferramenta que apaga seus vídeos e fotos em 24 horas. Isso sem falar da baixa aderência ao Facebook Stories em oposição ao sucesso do Instagram Stories com seus 250 milhões de usuários diários ativos. Tal opção de compartilhamento já aparece para alguns usuários dos EUA e em breve o mesmo recurso será lançado oficialmente para todos da rede.

[+] Veja mais aqui

Mapa animado mostra a melhor época para visitar cada país

Hoje em dia, uma das principais prioridades do brasileiro é fazer pelo menos uma viagem por ano, seja para dentro ou para fora do país. Mas, na maioria das vezes, devido as férias escolares e as festividades do final do ano, os lugares lotam de pessoas, os preços sobem e a experiência pode ser comprometida em alguns aspectos. Nem sempre a melhor época é escolhida para conhecer determinado local. Pensando nisso, o site lastminute.com  elaborou um mapa animado que mostra quando cada país do mundo recebe mais ou menos turistas.

[+] Veja o mapa aqui

 

Twitter Telefone Facebook E-mail