anpr

Gestão integrada à comunicação – ANPR


Associação Nacional dos Procuradores da República

Com o trabalho na ANPR, a entidade fortaleceu sua imagem político-institucional e passou ser procurada sobre assuntos diversos, não somente relacionados à sua atuação, mas também a respeito de temas relevantes para a sociedade. A melhoria e lançamento de ferramentas de comunicação e a implementação de plano de comunicação garantiram também o fortalecimento da representatividade em relação aos públicos internos.

Cenário

A ANPR tinha um objetivo: ser indutora do processo de modernização da gestão do Ministério Público.

Dois problemas foram identificados:

(1) falta de planejamento estratégico e de processos de gestão definidos
(2) falta de comunicação estratégica com públicos interno e externo

Para enfrentá-los, era necessário sensibilizar os procuradores da república sobre a necessidade de mudança e os impactos que as novas diretrizes trariam para a instituição. Tínhamos, portanto, que consolidar a marca ANPR e posicioná-la como referência, partindo da revisão dos processos de gestão e comunicação.

Estratégia

Para envolver os procuradores, foi desenvolvida uma pesquisa de opinião pelo site com o objetivo de avaliar a percepção que eles tinham sobre a necessidade de modernização da gestão no Ministério Público e a eficiência dos canais de comunicação utilizados.
A estratégia contemplou também:

  • Entrevistas pessoais com formadores de opinião (dentro e fora do MP)
  • Sondagem com a imprensa e formadores de opinião do meio jurídico
  • Diagnóstico da rotina e processos de comunicação do Departamento de Comunicação da ANPR
  • Criação de marca e hotsite sobre o planejamento estratégico
  • Workshops e reuniões com diretores, delegados da entidade e associados em geral

Resultado

As ações conjuntas, num modelo integrado de comunicação, no qual há o alinhamento da comunicação interna e externa, fizeram com que a entidade conquistasse espaços relevantes na imprensa nacional.

Entre fevereiro e abril de 2010, o resultado de mídia espontânea resultou em 123 citações da ANPR na imprensa. As inserções espontâneas conquistadas nos principais veículos de comunicação do País correspondem a mais de R$ 5,2 milhões.

Confira aqui entrevista da diretora da agência Patrícia Marins sobre a metodologia da GIC