fne

Posicionamento de imagem – FNE


FEDERAÇÃO NACIONAL DOS ENGENHEIROS

Como estratégia de posicionamento da FNE como fonte para assuntos relacionados à engenharia, a Oficina da Palavra desenvolveu uma ação pontual focada na divulgação da falta de mão de obra. A partir do frisson causado na imprensa em relação às novas perspectivas de crescimento no país, gerados pelo pré-sal, Copa 2014 e Olimpíadas 2016, articulamos junto a FNE um posicionamento da entidade em relação ao tema.

Assim, definimos que o ponto mais interessante a ser discutido pela federação seria a questão da falta de mão de obra. A entidade defende que seja dobrado o número de profissionais disponíveis no mercado. Sugerimos a pauta aos principais veículos nacionais e regionais, que concederam espaços relevantes para FNE.

A pauta sobre a falta de engenheiros começou a ser trabalhada no ano passado, na ocasião do Dia do Engenheiro, comemorado em dezembro/2009. A repercussão também foi muito relevante, com a publicação de matérias nos veículos onlines, TV, rádios e impressos.
Somados, os resultados das duas ações tiveram um total de 211 inserções em veículos impressos, rádio e TV e onlines.

Tal estratégia fez com que a FNE garantisse o posicionamento junto à imprensa como a principal fonte sobre a falta de profissionais da Engenharia. A repercussão nos principais veículos de comunicação foi tão significativa que outras entidades do segmento pegaram carona no tema. É o caso da ABEMI (Associação Brasileira de Engenharia Industrial), que emplacou um artigo de opinião sobre o assunto no Jornal do Commercio do Rio, citando a FNE e os números da entidade sobre a escassez da mão de obra.

case-fne