Logo ANFFA Sindical

Posicionamento de Imagem – MAPA


Cenário:

O Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) é a entidade que representa os profissionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), responsáveis por toda fiscalização sanitária alimentar no país. Esses profissionais estão presentes em portos, aeroportos e fronteiras, nas agroindústrias e nos laboratórios. Compõem a carreira, especialistas de diversas áreas: médicos veterinários, zootecnistas, engenheiros agrônomos, farmacêuticos e químicos.

Essa atuação tão relevante para a sanidade alimentar da população era desconhecida da população brasileira. O desafio era posicionar a carreira e sua importância junto aos públicos de interesse.

Desafio

Apesar de representar os interesses corporativos da categoria, a Anffa Sindical resolveu adotar uma postura de aproximação com a sociedade brasileira, como estratégia para ampliar a percepção acerca da atividade profissional dos fiscais e ao mesmo tempo gerar um sentimento de valorização da carreira.

A intenção era posicionar o fiscal federal agropecuário como um agente responsável pela sanidade dos alimentos consumidos nos lares dos brasileiros, a partir de ações concretas. Desta forma, a categoria sensibilizaria a opinião pública, formando massa crítica em favor da atuação profissional, conquistando endosso da sociedade para suas bandeiras.

Estratégia

Em comemoração ao aniversário da carreira, foi desenvolvida uma campanha educativa direcionada aos consumidores. Intitulada “Passou pela gente tá legal”, a iniciativa era voltada para esclarecimentos acerca da importância em verificar a procedência e a qualidade dos alimentos antes do consumo. A estratégia de comunicação integrada envolveu distribuição de cartilhas nos supermercados, veiculação de campanhas em TV e rádio, campanhas nas mídias digitais e ações de assessoria de imprensa junto a mídia nacional e regional.

A ação aconteceu em supermercados de 11 capitais simultaneamente, com o envolvimento dos sindicatos regionais, que atuaram nos estados. Os porta-vozes da Anffa Sindical e também os delegados regionais foram treinados para transmitirem mensagens-chave únicas em todo o país. Pelo conceito de prestação de serviços, possibilitou ampla repercussão na imprensa nacional e regional.

Resultados

Com essa abordagem educativa, a ação nos supermercados aproximou o trabalho dos Fiscais da população. Essa iniciativa simultânea nas capitais brasileiras despertou o interesse da imprensa, que fez uma ampla cobertura.

Abaixo, o presidente da Anffa Sindical em entrevista para o Jornal Hoje, sobre a campanha.